I love my followers!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sempre Votei Errado


No meio dessa crise ética e política que está deixando os brasileiros desolados, fazendo com que tudo mundo se pergunte não apenas em “quem” votar, mas indagando-se até se “ vale a pena” votar, dentro desse desconsolo cívico ocorreu-me um pensamento ainda mais perturbador. Pois carpindo uma “mea culpa”, exercitando a auto-punição, de repente, me vi ruminando uma frase dolorosa: “ é, na verdade, sempre votei errado!”.
Minha historia eleitoral é antiga. Tenho a impressão de que a primeira vez que votei – e isso já faz tanto tempo, algo do século passado!- foi no Marechal Lott. Era um homem íntegro, botou a tropa na rua e garantiu a posse de JK. Votei nele, porque não dava para votar no Jânio. Este agitava aquela vassoura da moralidade como uma bruxa e deu no que deu. Depois de seis meses, tomou um porre, tentou dar um golpe e acabou deixando o governo nas mãos de Jango. Se bem me lembro, havia votado no Jango para vice. E deu no que deu. Da mesma maneira que errei votando no Lott, que não ganhou, errei votando no Jango que ganhou. No seu rastro de seu frágil governo tivemos vinte anos de ditadura. Aí ninguém mais pediu meu voto.
Veio a abertura, Trancredo, Sarney, Fermando Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma. Quando eu acertava no voto, o candidato eleito virava outra pessoa, porque o poder é perverso e transformador.
Daí, que, como dizia ao princípio, fui levado, entre lágrimas de mortificação, a pensar: sou um tonto, um desmiolado, sempre votei errado. Meu bons candidatos não ganharam. Os que ganharam me decepcionaram. Então, parei, reconsiderei: não votei tão errado assim. Eles, sim, é que andaram me enganando. Falam uma coisa na campanha, mas ao chegar ao poder a prática é outra. 

Affonso Romano de Sant’Anna

 *     *     *     *     *

Não acredito em politicagens, acho horário eleitoral uma baboseira, odeio esses carros que passam tocando ridículos jingles dos canditados e me recuso aceitar que democracia é me obrigar a sair de casa e enfrentar uma fila imensa para nada. 
Eu voto nulo!  Voto nulo porque o sistema político é podre, porque mesmo que entre uma boa maçã nessa cesta, ela será absorvida pelas estragadas. 
O voto nulo pode até não resolver nada, mas é como mando meu recado e digo que não concordo mais com tanta mentira, baderna e impunidade. 


6 comentários:

  1. É eu estou exatamente assim!!!Estou cansada de tantas mentiras!!!Não quero votar.
    bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus!
    Como está difícil encontrar alguém verdadeiro e honesto...
    Também sinto vontade de anular meu voto.
    Abraços! Um final de semana abençoado pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus esta terminando o horário politico, não gosto!!
    bj

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, mas, seu comentário é muuuuuuuuuito polêmico. Nunca consegui votar nulo, e acho que nunca conseguirei. Eu sempre acredito e quero continuar a acreditar que as coisas podem mudar.

    Bjs e viva a "democracia" pelo menos por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Nunca anulei o meu voto, mas acho que tb ando "votando errado".
    Bjns

    ResponderExcluir
  6. ✫. `⋎´ ✫❤✫..
    Olá hoje vim deixar, meu abraço de
    um bom final de semana.
    Agradecer todas as suas mensagens
    deixada no meu Cantinho
    Parabenizar pelas suas belas postagens, sendo elas do seu agrado
    me agrada também.que essa eleição seja tranquila.
    Bjusss carinhosos
    Rita
    ✫. `⋎´ ✫❤✫..

    ResponderExcluir