I love my followers!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Respirar e Observar

A respiração é um indicador emocional e mental. Quando emoções e mente estão agitadas, a respiração imediatamente se agita.
A prática de um contato consciente com a respiração, por si só, elimina todas as impurezas da emoção e da mente.
Estamos sendo submetidos constantemente às situações estressantes e, com isso,o padrão respiratório errado acaba se tornando o habitual.
É preciso aprender a respirar! A respiração correta permite uma maior troca gasosa. As células trabalham melhor, garantindo a boa atividade de todas as funções orgânicas.
A boa respiração traz outras vantagens, como desacelerar os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e diminuir a ansiedade e as respostas orgânicas ao estresse. 
Tente fazer o seguinte exercício:

 Sente-se num ambiente calmo e tranquilo, se possível. Cruze as pernas, apoie as mãos relaxadamente sobre elas e mantenha os olhos fechados do começoao fim.
Inspire, bem devagar, até sentir seus pulmões cheios de ar.
Segure o ar nos pulmões (dois tempos).
Expire, lentamente, até que os pulmões estejam completamente vazios.
Com os pulmões bem vazios, segure um tempo e recomece. 

Ao controlar o ritmo da respiração, a mensagem que mandamos para o corpo é a de que a ameaça passou e que o sistema que comanda as reações ao estresse não precisa mais ser mobilizado. Isso inicia um processo meditativo, que é capaz de desencadear reações de relaxamento.
Pratiquem este exercício diariamente, por 10 ou 15 minutinhos, ou experimente usá-lo num momento de desequilíbrio emocional. Depois me contem o resultado.


Namaste !

11 comentários:

  1. Hola Aly. paso a dejarte un abrazo. que estés muy bién. cariños :lula :O)

    ResponderExcluir
  2. Aprendi diversas técnicas de respiração quando precisei fazer fono por conta de problemas na garganta...nossa, elas foram essenciais!!!

    ResponderExcluir
  3. Hola, Lulita! Un besos e abrazos p ti

    ResponderExcluir
  4. Quando eu fico nervosa ou ansiosa, sempre uso essa técnica. Bjs

    ResponderExcluir
  5. LEGAL..NAO SABIA DESSAS TECNICAS..BACANERRIMO!! PASSEI DEIXEI UM XERAOOOO PRO CÊ VIU???

    ResponderExcluir
  6. Menina mês passado devido minha correria no salão e a química tive uma crise brava de asma, quando cheguei ao médico ele disse:"Você tem que aprender a respirar!" E me deu algumas dicas bem legais, vou juntar as suas as que eu tenho e exercitar o mágico dom de respirar!Ótimo final de semana!Bjo

    ResponderExcluir
  7. Estou reeducando minha respiração no Pilates...estou mais calma, dormindo melhor e me amando muito, muito mais!
    Bom fim de semana, bjos.

    ResponderExcluir
  8. Que dicas ótimas, eu vou ter que fazer fono pra aprender a respirar, tive adenoíde quando criança e não foi operada por isso até hoje tenho problemas. espero que depois da fono resolva.
    Bom final de semana.
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  9. Sou budista e a unica hora que consigo me desligar é na hora de minhas orações porque parece que a minha cabeça não para nunca,kkkkkk,mas é uma cisas que eu adoraria fazer,mas acho que sou hiperativa, bjs

    ResponderExcluir